quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Marketing mix renovado - 3/4


Everywhere

Hoje em dia, o produto não pode estar apenas no retalhista (place), tem de estar onde o cliente quer estar. A experiência tem de se encontrar ao alcance de um dedo apenas, e acompanhar o consumidor a qualquer sitio. A distribuição já não limita a procura, e a oferta passa a estar “omnipresente”.  Antigamente, se uma pessoa quisesse fazer uma viagem, tinha de ir ver o jornal, por exemplo. Nos dias que correm, dois amigos podem estar a conversar num café, consultar um telemóvel com Internet e comprar no momento duas viagens para o próximo fim de semana, para Londres por exemplo. Não se pode forçar o consumidor a fazer as coisas, tem de se estar com ele em todo o lado (everywhere) e criar relações com ele, relações essas que estão na base dos elevados valores de respeito e amor que caracterizam a experiência de consumo ímpar.
A nova tendência de consumo – digital – exige que as marcas estejam nesse canal, e que se envolvam com o cliente no momento da compra. Um exemplo disso é a fácil capacidade de pesquisa do consumidor, colocando-o mais informado, num mundo em que a mobilidade da informação é estonteantemente maior.

Fonte: LIMA, Maria João. Social Media. Marketeer, Julho 2010, n.º 168.

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