terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Marketing mix renovado - 2/4


Exchange

O preço passa o testemunho à troca (exchange). Assim, o jogo passa a estar nas mãos das pessoas que confiamos. Se um amigo nos aconselhar a comprar um automóvel francês, em comparação com um alemão, vamos ponderar melhor a nossa avaliação e futura compra. No entanto, se um anúncio televisivo do mesmo carro alemão tiver mais impacto do que o mesmo carro francês, pela criatividade ou número de spots publicitários, vamos reagir com mais cepticismo do que no primeiro exemplo. Isto porque a confiança é uma das bases da compra, e quem melhor para confiar, senão nas pessoas mais próximas e que nos conhecem bem?
Esta é uma vertente, desta variável do marketing-mix, a que temos de estar atentos. O Marketing deve tentar percepcionar a avaliação do cliente relativamente aos seus produtos, porque o “passa a palavra” é poderoso, e pode-se multiplicar rapidamente. Convém, por isso, que a mensagem seja positiva.
Por outro lado, o preço de um produto pode ser de 10€, mas se a marca achar que determinado cliente consegue ser um bom embaixador, então vender-lho-á por 5€ ou simplesmente oferecer-lho-á, esse e mais dez iguais, para divulgar. Assim vai mostrar o produto aos amigos e conhecidos, tocando-os  e influenciando-os. É uma troca subtil.
Estamos a tratar de um estilo de comunicação, que sempre tivemos, com a adopção de “famosos” para promoções, como que um patrocínio do impacto que a sua imagem pessoal tem na sociedade.
A troca é de interesses. Para divulgar a custo zero, e ter vendas mais seguras, nada melhor do que confiarmos o produto a alguém que influencie o consumo de outrem.

Fonte: LIMA, Maria João. Social Media. Marketeer, Julho 2010, n.º 168.

Sem comentários:

Enviar um comentário