As boas-vindas ao blogue são acompanhadas pela explicação, tanto da escolha do tema, como da criação deste espaço na Web.
Os constantes avanços da tecnologia, a uma velocidade incompreensível, estão a modificar a relação estabelecida entre as marcas e clientes, colocando este último num “pedestal”. Quero com isto dizer que o cliente passou a dominar o mercado e não o contrário (como acontecia antes). O estudo das suas necessidades é o ponto essencial do Marketing, sem dever querer controlar, apenas estar ouvir e participar de forma saudável.
Estas são as alterações a que esta área da Gestão deve estar atenta, adaptando-se à evolução que se vai verificando no mercado e no cliente.
A concorrência cada vez mais tem em atenção as possibilidades económicas das pessoas e as suas necessidades de afirmação perante a sociedade. Começa assim a disputa pelos clientes. Reúnem os factores que podem ser decisivos num processo de compra, estão atentos aos players do mercado e actuam em conformidade. O Marketing tem, deste modo, em atenção a movimentação do mercado-alvo, sem focar na totalidade os hábitos do cliente.
Se nos interrogarmos o que acontece a um grupo de pessoas que tenha uma necessidade sem estar satisfeita, rapidamente nos apercebemos que existe quem esteja a estudar a melhor forma de abordar esse nicho de mercado. Uma necessidade por satisfazer é uma oportunidade de negócio. Mais uma vez se verifica a posição que o consumidor tem para as empresas.
Esta ciência, como conhecimento adquirido a partir de estudos realizados a uma área pré-definida, ajuda-nos a compreender a sociedade e os seus hábitos de consumo, daí a classificação “social”. Estes hábitos, assim como as crenças e valor associado a determinado bem ou serviço, alavancam o estudo do comportamento económico do consumidor numa fase do processo de compra – “económica”.
Podem aparecer classificações para Marketing como “Arte”. O modo como se interpretam as necessidades de uma sociedade e se estimulam os consumidores para a compra, pode ser considerado uma arte. Eu englobo-a na extensa lista de variáveis que, a equação final de uma estratégia de Marketing eficaz, reúne. Maioritariamente presente no P de Promotion.
Considero importante a discussão de que as marcas têm de se começar a adaptar às novas tendências do mercado, que influenciam os consumidores. Daí afirmar que esta ciência está numa fase de adaptação.
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