Na sequência da opinião que desenvolvi no fim-de-semana passado, de que o consumidor está no controlo, lembrei-me de partilhar uma tendência que tenho vindo a acompanhar, as lovebrands.
Nesta publicação vou basear-me na tendência que Kevin Roberts – CEO mundial da Saatchi & Saatchi – acredita ser a base sólida da construção de uma lovebrand.
Todos nós, enquanto consumidores e sem nos apercebermos, somos 80% emoção e 20% razão, esta é a fase onde uma marca se deve debruçar sobre esta oportunidade, para criar uma relação “íntima” com o cliente. O eixo principal na construção de uma marca foca-se nesta ideia.
“Lealdade para além da razão”, é assim que o comportamento do consumidor é caracterizado por Kevin Roberts. Acredita que ao retirar-se uma marca do mercado, as pessoas rapidamente a substituem, mas se desaparecer uma lovemark – como ele se refere – notar-se-á uma revolução por parte do consumidor. Esta é a grande diferença nos comportamentos dos clientes.
Contudo, o que está por trás da construção de uma marca adorada? Respeito e Amor! As pessoas, por norma, respeitam uma grande marca, o que não quer dizer que tenham uma ligação emocional com ela. Lovemarks serão aquelas que reúnem os dois factores. A Apple é o melhor exemplo que se pode ter, na minha opinião. O design sensual, a diversão na sua utilização e a diversificação de aplicações exclusivas, são alguns aspectos que explicam os esmagadores 80% de quota no iPod Nano, por exemplo. Amor puro. A fidelidade emocional, ultrapassa os argumentos reacionais, como o preço ou a concorrência.
O Marketing ao deparar-se com esta gestão de marca, terá de assumir que a ela pertence ao cliente, e não ao marketeer. A marca é do consumidor que a adora, não da empresa que a constrói.
É um tema que tenciono voltar a abordar, visto que existe tanto para falar sobre ele. No entanto, deixo esta pequena introdução explicativa.
Fonte: http://www.lovemarks.com/
Fica a sugestão de visitarem o site deste autor, para analisar as lovebrands que ele considera mais activas no mercado, e os comentários dos “lovers”. Deixem a vossa opinião por lá, se sentirem esta ligação emocional com alguma das marcas. http://www.lovemarks.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário