segunda-feira, 4 de abril de 2011

Potencialidades do Tablet


O novo segmento de mercado denominado Tablet, está-se a tornar num fenómeno. A proliferação deste produto no mercado tem-se verificado ao nível da concorrência que, não querendo ficar para trás, propõe ofertas competitivas que lutam com emoção, razão ou ambas. Viramos agora o negócio de b2c para b2c.
Quando é que o tablet começa a ser utilizado por empresas como vantagem competitiva organizacional? Não falo apenas de suporte comunicacional ou de tecnologias de informação e comunicação, mas sim da sua utilização plena para satisfazer necessidades que os clientes finais têm por satisfazer!
Já existe quem tenha adoptado esta tendência de mercado como um negócio vantajoso e com bastante valor para o utilizador, a Wine-is. Em alguns restaurantes que valorizam o serviço de vinhos, o cliente ao pedir a carta especializada, é servido com um tablet. Suporte esse que contém uma aplicação simples e completa, contendo uma lista detalhada de todos os vinhos que a casa possui. Marca, ano, região, produtor ou rótulo, são algumas formas de escolher o acompanhamento da refeição.
Este negócio físico (offline), embora utilize um suporte digital, não poderia dispensar a outra grande tendência de consumo mundial, os social media. Criou uma aplicação para iPhone, que está na base da já existente para o tablet escolhido para o negócio (iPad). No entanto também está a desenvolver uma versão para Android, que poderá, no médio prazo, vir a ser mais importante no mercado. Esta aplicação serve para o utilizador ter acesso a extensa base de dados, e relacionar-se com a informação obtida, via redes sociais ou outros meios online, como postar no seu perfil do Facebook um gosto particular por uma particularidade específica de determinado vinho.
Qual será o próximo mercado que o tablet irá atingir? E que produtos ou serviços irá “matar” no curto prazo? Já vimos que tem infindáveis potencialidades, e ainda agora está a começar!


Sem comentários:

Enviar um comentário